O que é Transformação Digital?

A transformação digital é o processo de integrar tecnologia digital a todos os aspectos da empresa, o que exige mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Para aproveitar melhor as tecnologias emergentes e sua rápida expansão nas atividades humanas, uma empresa precisa se reinventar, transformando radicalmente todos os seus processos e modelos. A transformação digital requer uma mudança de foco para a borda da empresa e data centers mais ágeis, para suportar essa borda. Isso também significa se livrar da tecnologia legada, que pode custar caro para a empresa manter, além de alterar a cultura da companhia para apoiar a aceleração que vem com a transformação digital.

Breve história da transformação digital

Embora a transformação digital seja um tópico popular no ambiente de tecnologia de hoje, na verdade, ela já faz parte das conversas há algumas décadas. No entanto, ela nem sempre teve o mesmo significado. Por muito tempo, ela foi algo no campo da digitalização ou da tradução de formas de dados tradicionais para que pudessem ser armazenados digitalmente. Isso é importante, porém uma parte muito pequena do escopo da transformação digital moderna, que, na verdade, evoluiu a partir da digitalização.

Quando as empresas perceberam que poderiam usar os dados recém-digitalizados, elas começaram a desenvolver processos para fazer isso. Desde então, a taxa de surgimento de tecnologias acelerou exponencialmente, tornando cada vez mais importante adaptar-se e manter-se competitivo. Embora a transformação digital seja um tópico popular no ambiente de tecnologia de hoje, na verdade, ela já faz parte das conversas há algumas décadas. No entanto, ela nem sempre teve o mesmo significado. Por muito tempo, ela fez parte do campo da digitalização ou da tradução de formas de dados tradicionais para que pudessem ser armazenados digitalmente. Isso é importante, porém uma parte muito pequena do escopo da transformação digital moderna, que, na verdade, evoluiu a partir da digitalização. Quando as empresas perceberam que poderiam usar os dados recém-digitalizados, elas começaram a desenvolver processos para fazer isso. Desde então, a taxa de surgimento de tecnologias acelerou exponencialmente, tornando cada vez mais importante adaptar-se e manter-se competitivo.

Por que fazer a transformação digital?

As empresas estão rapidamente trocando suas interações tradicionais por experiências digitais alimentadas pelos avanços na tecnologia. Frequentemente, isso ocorre não porque as empresas querem se transformar, mas porque elas precisam se transformar se quiserem sobreviver. O mercado passou a esperar que as empresas criem experiências digitais eficientes, e uma empresa que não se adaptar a esse novo modelo de cliente digital será abandonada.

Por outro lado, uma empresa que aceitar as mudanças e se adaptar a um modelo mais ágil tem o potencial para ter mais sucesso do que nunca. Isso porque a transformação digital, em sua essência, significa examinar todos os aspectos de uma empresa e descobrir como modernizá-los, para que possam continuar a evoluir conforme a tecnologia evolui.

  • Melhore os processos: As novas tecnologias permitem que as empresas automatizem os processos mais simples e eliminem os intermediários dos processos mais complexos. Isso deixa as empresas mais ágeis e permite que elas usem seu capital humano de maneiras mais eficientes.
  • Encontre novos fluxos de receita: Caminhos lucrativos, que talvez não estivessem abertos para as empresas, quando elas foram fundadas, podem estar abertos agora por meio das tecnologias emergentes.
  • Crie experiências mais personalizadas e atrativas para os clientes: Os clientes de hoje esperam que as empresas os ouçam e atendam às suas necessidades específicas. A tecnologia evoluiu para atender exatamente a esse propósito.

Para aproveitar os dados digitais, entretanto, as empresas precisam adotar as tecnologias assim que elas se tornarem disponíveis, testá-las e usar esse feedback para se adaptarem melhor e se prepararem para o futuro. Mesmo que incorporar novas tecnologias seja mais arriscado do que usar sistemas estabelecidos, as recompensas também podem ser muito, muito maiores.

As principais etapas de uma transformação digital

Apesar de o processo de transformação digital ser diferente em cada empresa, há algumas etapas que são importantes e devem ser consideradas por todas.

  • Crie um plano que funciona para os negócios: Ao começar um processo de transformação digital, é vital para uma empresa saber tanto como ela quer evoluir quanto que novas tecnologias ela pode usar para chegar lá. As empresas precisam pensar em todos os recursos que elas têm à sua disposição e quais podem ser dedicados à modernização. Isso pode, inclusive, levar a mudanças nas prioridades de projetos e ideias dentro da organização de negócios, identificando quaisquer lacunas que possam atrapalhar os esforços de transformação digital.
  • Faça seus funcionários usarem e dominarem tecnologias emergentes: Esse processo pode ser complicado, pois os modelos de negócios tradicionais exigiam que os funcionários aprendessem determinados sistemas e continuassem a usá-los por anos a fio. Com a transformação digital, os funcionários precisam estar abertos às mudanças nos processos que eles usam para realizar suas tarefas se isso for deixar o trabalho mais eficiente. Isso também significa pensar criativamente sobre o potencial das novas tecnologias e em como elas podem ser mais bem utilizadas.
  • Abandone as tecnologias legadas: Frequentemente, as empresas gastam rios de dinheiro apenas para manter tecnologias antigas que não trazem mais lucro e não oferecem a experiência digital exigida pelo mercado. Isso ocorre porque atualizar tecnologias mais antigas pode ser caro e complicado. Entretanto, depender de tecnologia legada atrapalha a empresa como um todo. É algo que consome recursos valiosos que poderiam ser aplicados em tecnologias mais fáceis de usar, que ofereceriam uma melhor experiência ao cliente e/ou conduziriam análise de dados mais rapidamente.

 

Saiba como podemos ajudar você nessa jornada!

 

Fonte: HPE

Gostou do conteúdo? Compartilhe na sua rede:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn